11 julho 2008

O primeiro contato com minha cor preferida

Eu gosto muito de azul. Muito mesmo. Então, quando arrumei um Fokker D.VII da Revell, achei o máximo aquela pintura azul e vermelha do Rudolf Berthold. E o kit era razoavelmente fácil de montar. Seria mais fácil ainda se as estruturas entre a fuselagem e a asa superior não estivessem fora do tamanho certo.

Felizmente, nesse kit já contei com a ajuda dos amigos da WWI Modeling Mailing List. Afinal, o kit da Revell pedia que os modelistas fizessem uma coisa totalmente nonsense: pintassem o lozenge, essa camuflagem parecida com uma colméia que os aviões alemães usavam mais para o fim da guerra. Alguém (não lembro quem) mandou pra mim algumas fitas de lozenge da marca Aeromaster para que eu usasse no D.VII. Além do lozenge, ainda acrescentei decais na hélice.

Mas, quanto às referências, ainda me baseava nas instruções do kit. Foi assim que pintei a fuselagem toda com azul e vermelho, quando na verdade parte da metade da frente conservou a camuflagem em "streaked" (pinceladas verticais de oliva sobre o fundo de tecido natural).

E ninguém ainda tinha me falado do silvering, o efeito que ocorre quando se aplica decal sobre uma pintura fosca, sem passar verniz brilhante antes. Basicamente, para você que não é modelista: a pintura fosca só parece lisa. Microscopicamente, ela é bem irregular. Quando se coloca o decal por cima, ficam umas bolhas de ar entre a pintura e o filme do decal, e essas bolhas causam um efeito visual dependendo do ângulo em que você olha. Confira na prática como é esse negócio:







Esse kit foi terminado em julho de 2001. Nem sei que fim levou, mas acho que deve ter sido abatido por anti-aérea.

Last but not least, para vocês verem como praticamente ninguém monta WWI, esse kit chegou a ganhar medalha!
Prata: Araras 2002, categoria WWI e Biplanos 1/72

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcio-Great job on the site and your builds!And TYVM to Diego for his artwork!-John Marganski, USA

Marcela disse...

Olá,estou pretendendo comprar esse kit da Revell, o que você me diz sobre ele.
Abs.