11 julho 2008

O começo de um grande projeto

Quando comecei a acumular material de referência sobre aviões alemães da Primeira Guerra, um esquadrão em especial me chamou a atenção pela beleza: o Jasta 18, com fuselagem branca e vermelha, um corvo como insígnia de esquadrão (menção ao nome do comandante, August Raben - raben é corvo em alemão), e insígnias pessoais para cada piloto. Encontrei depois um pequeno livro apenas sobre o Jasta 18, e decidi que faria todos os aviões conhecidos desse grupo. A maioria deles é de Fokker D.VII, e por isso comecei a comprar todos os D.VII da Revell que apareciam pela frente. Por que Revell e não os novos D.VII da Roden? Porque os kits da Revell eram mais baratos, mais fáceis de achar e mais simples de montar.

Então resolvi fazer o primeiro deles, o do Ltn. Heinz Küstner, não sem antes conseguir uma folha de decais da Blue Rider apenas com o Jasta 18. O Felipe Miranda, da FCM, também fez uma folha de WWI com alguns aviões desse esquadrão; comprei e comecei a montagem, deixando o interior bem simplificado, só acrescentando o assento.

No Fliegertruppe, o livrinho sobre o Jasta 18, apareceu uma foto do Küstner no cockpit de seu avião, com uma pistola junto à asa superior. Recorri ao pessoal da WWI Mailing List e eles me explicaram que era uma pistola para lançar foguetes sinalizadores. Consegui mais informações e peguei um rack de bombas de um Hannover da Airfix. Cortei as aletas, virei de cabeça pra baixo e virou rack de sinalizador. Já a pistola tive que fazer por conta própria, com cartão telefônico e agulha de injeção. Vejam como ficou:




A insígnia individual de Küstner é a estrela de três pontas. Cada piloto do Jasta 18 também podia personalizar a cauda de seu avião. Neste kit usei pela primeira vez o estaiamento com fio de aço Ethicon .005", cortesia do Sanjeev, da WWI Modeling List. Ele é muito mais complicado de lidar que sprue estirado, mas o resultado é infinitamente melhor!







Esse foi o último kit que completei antes de me mudar pra Curitiba; foi em agosto de 2003. Eu me lembro de finalizar o estaiamento horas antes de um concurso de modelismo em São Paulo. O sufoco valeu a pena.
Prata: GPPSD/Comando Militar do Sudeste (São Paulo) 2003, categoria WWI 1/72
Prata: GPC (Campinas) 2003, categoria WWI e Biplanos 1/72

Com esse D.VII eu encerro a "retrospectiva". Nos próximos posts (só quando eu voltar de São José dos Campos, segunda-feira) mostro a vocês o D.VII que eu terminei durante minhas férias de maio de 2008, em meu retorno ao modelismo, e mostro o que ando aprontando atualmente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Perfeito e o fio de aço fica muito bom. Este fio existe no mercado nacional?.

Sds

Wolf