11 julho 2008

A qualidade vai aumentando...

Como eu posso definir? Digamos que, depois que você montar um triplano Fokker da Eduard, nunca mais vai querer experimentar outra marca de Dr.I. Sério, o kit se monta sozinho, o alinhamento é perfeito, as estruturas externas das asas vêm em uma peça só que vai de alto a baixo... mesmo para quem fizer puramente out of the box, o interior é suficientemente detalhado. A Eduard ainda faz versões de alguns de seus kits chamadas Profipack, com acréscimos em photo-etch que deixam o kit ainda mais perfeito. Até agora nunca montei um Profipack, mas tenho alguns na estante.

Pois bem, para fazer esse triplano da Eduard optei por um esquema de pintura tão (ou mais) simples que o 425/17 do Barão Vermelho: escolhi o 470/17 de Josef Jacobs (há alguma controvérsia sobre o serial deste avião, no entanto). Jacobs foi o maior ás de triplano alemão. Das suas 48 vitórias (empate em 4.º lugar entre os ases alemães), cerca de 30 delas ocorreram enquanto Jacobs voava um de seus Dr.I – mais que Manfred von Richthofen ou Werner Voss. Ele se tornou comandante do Jasta 7 em agosto de 1917, e passou a voar o triplano em fevereiro de 1918. A princípio, o ás expressou algum desapontamento com o novo avião, mas logo o Dr.I subiu em seu conceito. Depois de sua 23.ª vitória, Jacobs ganhou a Blue Max, e sobreviveu à guerra, lutando contra os comunistas em 1919 e trabalhando como instrutor de vôo na Força Aérea da Turquia. Na 2.ª Guerra Mundial, Jacobs serviu na Luftwaffe, mas era anti-nazista convicto, o que lhe arrumou problemas com Hermann Göring. Jacobs morreu em 1978 -– dos aviadores que receberam a Pour le Mérite, foi o último a falecer.

O kit marca várias novidades para mim: foi a primeira vez que substituí o verniz brilhante pela cera de chão norte-americana Future (quem me conseguiu um vidrinho foi o Luiz Claudio, da Webkits); também pela primeira vez usei decais de after-market, no caso uma folha da SuperScale que ganhei da Karen Rychlewski no amigo secreto da lista WWI em 2001; e comecei a usar o kit Micro-Sol e Micro-Set, para ajudar a fixar melhor os decais. O estaiamento ainda foi feito com sprue estirado, mas dessa vez fiz muito mais fino que no outro triplano:



O resultado final, obtido em dezembro de 2002, foi muito bom. Talvez seja o melhor modelo montado por mim até hoje. Mais fotos:







O kit também tem suas medalhinhas:
Ouro: GPPSD/Comando Militar do Sudeste (São Paulo) 2003, categoria WWI 1/72
Bronze: GPPSD 2002, categoria WWI e Biplanos 1/72

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