01 agosto 2008

Como hoje é sexta, sessão pipoca

Filmes de Segunda Guerra Mundial existem tantos que você perde a conta. Mas de Primeira Guerra, bom, esses são muito raros. Então os poucos que existem merecem um comentário.



O mais recente dos filmes de aviação de Primeira Guerra é Flyboys. Parece que os grandes estúdios não botaram muita fé no filme e os produtores precisaram tirar do próprio bolso pra fazer o longa. O filme tem um grande mérito, que eu não subestimo de jeito nenhum: despertar nas pessoas o interesse por essa época, já que antes de Flyboys eu acho que o último filme com esse tema foi Crepúsculo das Águias (a tradução tosca de The Blue Max), da década de 60.

Mas, do ponto de vista histórico e modelístico, o filme deixa muito, mas muito a desejar.


99% dos caças alemães que aparecem no filme são triplanos vermelhos. Diz a produtora que o diretor quis distinguir bem os "bonzinhos" dos "mauzinhos" (como se não bastasse, o vilão-mor da história tem um triplano preto) para o público. Na boa, o pessoal acha que a audiência é burra, se precisa colocar uma asa a mais no adversário para a gente saber quem é quem. A insígnia nacional bastava, afinal uma cruz preta é muito diferente de um alvo azul, branco e vermelho.

O problema é que isso causa uma confusão histórica tremenda: nunca houve triplanos em grande número no front, pois foram construídos apenas 320 Fokker Dr.I; apenas Manfred von Richthofen tinha um triplano pintado todo de vermelho; e, por último mas não menos importante, o Dr.I ainda não tinha chegado ao front na época em que o filme se passa. Ou seja, uma salada só.


Mas parece que os alemães não têm só triplanos, têm também um bombardeiro Gotha. E os caças atacam o bicho por cima. Até onde eu sei, isso era pedir pra morrer, pois o observador do Gotha teria o ângulo perfeito de tiro. O melhor jeito de pegar um avião de dois (ou mais lugares) era atacando por baixo.


As cenas de combate aéreo são cheias de ação. Mas infelizmente muitas das acrobacias que vemos no filme são totalmente inverossímeis. Em alguns casos, por razões aerodinâmicas (o avião se arrebentaria todo caso o piloto tentasse fazer aquilo); em outros, por serem simplesmente impossíveis mesmo, como uma desaceleração súbita.

Uma lista bem abrangente de erros de Flyboys está aqui.

Vale a pena ver? Eu acho que vale (talvez não valesse R$ 14 no cinema, mas R$ 4 na locadora é outro papo). Especialmente para quem nunca se interessou antes por aviação da Primeira Guerra. Como eu disse, o filme tem esse grande mérito, de apresentar ao público essa época. Mas podiam ter feito algo um pouco mais coerente com a realidade do conflito e dos combates aéreos.

3 comentários:

Diego Fernetti disse...

Esperemos que "Die Rote baron" sea algo mejor, aunque por las críticas que he leído tiene los mismos defectos que Flyboys...

PROFESSOR MILTON disse...

Tem um outro que não lembro o nome, mas o ator principal era Malcon Macdonald ( acho ),em VHS o filme se passa em 07 dias, e outro que se chama Águias em Duelo, que também retrata o Barão vermelho, assisti uma vez na SKY canal 67 MGM Gold, mas, isto há uns 08 anos atrás. E tem outro em VHS sobre um piloto francês, sei que é vago, mas existe alguns raros filmes.

Ulisses disse...

E o filme Barão Vermelho (Red baron, 2008)? Achei também fraco, ainda mais que o canadense Brown, neste filme chegou a ter contato com Von Richthofen, quando li que na realidade o Tenente Bron era uma ainda um rook