13 agosto 2008

A necessidade é mãe do invento

Um dos momentos mais tensos da vida de um modelista de Primeira Guerra é transportar os modelos. Afinal, eles não são uma maçaroca sólida como um P-47, um Polikarpov I-16, ou um jato moderno -- são cheios de estruturas frágeis, trens de pouso frágeis, uma asa superior que normalmente só tem uns quatro ou oito micro-pontos de contato com o resto do kit...

Eu já perdi um Pfalz D.IIIa durante o transporte. Antes, usava uma caixa de papelão, dessas de presente, com uma chapa de isopor cobrindo o fundo. Colocava os kits de cabeça para baixo sobre o isopor e fincava palitos de dente em volta dos aviões para eles não escorregarem de um lado pro outro. Mas mesmo o isopor não é assim um material maleável, ele não absorve eventuais sacudidas.

Então resolvi que minha próxima caixa seria forrada com espuma, na qual o avião se apoiaria pela asa inferior. A camada de espuma teria de ser alta o suficiente para que o trem de pouso não tocasse o chão. Claro, era um material mais adequado. O problema é: onde arrumar tiras de espuma? Minha mãe sugeriu lojas de tapeçaria, mas eu não conheço nenhuma. Hoje fui atrás da caixa e achei uma, não tão grande quanto gostaria, mas suficiente para quatro caças:



O problema continuava sendo o forro do fundo da caixa. Numa loja dessas de 1,99 cheguei a ver uma espécie de manta que considerei como uma alternativa à espuma. Até que essa noite, voltando do trabalho, passei no supermercado e, na ala dos produtos de limpeza, tive uma iluminação. Sabe aquelas esponjas de lavar louça, com um lado amarelo e outro verde? Então, comprei várias, cortei algumas em pedaços e colei com cola branca no fundo:



Os pedacinhos menores, colados ao longo dos dois vãos maiores, servem para acomodar a bequilha dos aviões que tiverem cauda muito pesada. Assim, o avião se mantém numa posição perfeitamente horizontal. Já percebi que no caso dos Albatros isso será necessário.

Sábado a caixa fará um belo teste, de Curitiba a Campinas. Aí veremos se essas esponjas dão conta do recado.

Nenhum comentário: